Muitas pessoas que amam esportes querem seguir carreira na área do direito. À vista disso, o advogado Alan Belaciano comenta que é possível seguir carreira na área judicial e esportista de forma conjunta. Você ama esportes e quer ser um profissional do ramo do direito? Continue lendo e saiba mais sobre a carreira de advogado do direito desportivo.
O que é direito desportivo?
Como explica Alan Belaciano, fundador da Belaciano Advogados, o direito desportivo compreende um ramo do direito no qual há um agrupamento de todas as atividades jurídicas com as normas que regem o mundo dos esportes, tendo como finalidade harmonizar a relação entre os clubes de esportes com seus atletas e seus respectivos espectadores.
Ou seja, essa é a área do direito responsável por garantir equilíbrio entre as relações esportistas, observando o cumprimento das normas e regras estabelecidas no acordo entre os atletas e os clubes, visando garantir que todos os direitos e deveres sejam preservados por ambas as partes do pacto contratual, inibindo complicações burocráticas com a justiça.
O que um advogado que atua na área do direito desportivo faz?
Assim, como comenta o dr. Alan Belaciano, os advogados que atuam na área profissional do direito desportivo contém como principal atividade realizar a análise das cláusulas pautadas em um determinado contrato, verificando se o mesmo não impõe normas abusivas tanto para o atleta quanto para o clube.
Ainda, esse tipo de profissional também aconselha os atletas e patrocinadores, esclarecendo de forma clara e objetiva as normas que compõem a contratação dos mesmos em um clube esportivo, auxiliando-os a firmarem contrato com a entidade mais vantajosa, que, por sua vez, atenda todos os direitos dos contratados.
Quanto ganha um advogado do direito desportivo?
Ademais, como aponta Alan Belaciano, fundador da Belaciano & Advogados, visto que todo clube esportista necessita da atuação de um advogado do direito desportivo, muitos contratam esse tipo de profissional oferecendo um salário que costuma variar em torno de R$ 5.900,00 e R$ 19.200,00, aguçando o interesse de mais profissionais seguirem carreira nesse ramo do direito.
Quais são as vantagens de ser um advogado do direito desportivo?
Por fim, o interesse dos estudantes de direito em seguir carreira profissional no ramo do direito desportivo também se dá pelas vantagens que a mesma proporciona, como permitir maior proximidade com as questões esportistas, possibilitar maior flexibilidade de horário, possuir registro em carteira, possuir convênios de saúde e possuir diversos descontos em livros, passagens de viagens e gasolina.
Ama esportes e quer ser advogado? Siga carreira profissional na área do direito desportivo.