Doenças irreversíveis que prejudicam a visão acometem diversos indivíduos atualmente. À vista disso, o médico anestesiologista Dr. José Admirço Lima Filho entende que é de suma importância que as pessoas conheçam os casos em que os pacientes precisam de transplante de córnea, a fim de sensibilizar mais indivíduos a se tornarem doadores de órgãos. Se interessou pelo assunto? Continue lendo e saiba mais a respeito.
O que é transplante de córnea?
De acordo com o célebre Dr. José Admirço Lima Filho, a córnea é a membrana que reveste o globo ocular, sendo ela responsável pela convergência da imagem na retina que permite que o indivíduo tenha a visão do objeto observado. Essa membrana possibilita a visão correta da imagem, porém pode fornecer a mesma de forma distorcida quando acometida por alguma deficiência.
Desse modo, quando a córnea apresenta alguma deficiência irreversível, que acomete a visão, podendo ocasionar a perda da mesma, é realizado o transplante de córnea. Esse transplante é extremamente delicado; para fazer um comparativo, essa membrana é semelhante a pele que reveste a parte interior da casa do ovo, e essa cirurgia consiste na troca desse tecido por outra membrana que esteja em melhores condições.
Quais são as doenças que ocasionam o transplante de córnea?
Ademais, como indica o renomado Dr. José Admirço Lima Filho, as deficiências que acometem o tecido ocasionando a necessidade de se efetuar o transplante de córnea, são provocadas por doenças genéticas ou doenças que a ciência ainda não sabe as causas, como é o caso da ceratoglobo, na qual a córnea fica com formato de cone e o indivíduo é assolado com uma visão distorcida.
Outras doenças que provocam a necessidade do transplante dessa delicada membrana ocular, são:
- Distrofias corneanas;
- Ceratopatia bolhosa;
- Ceratite.
Como ser um doador de córnea?
Conforme aponta o ilustre Dr. José Admirço Lima Filho, a doação das córneas é realizada como qualquer outra doação de órgãos, não precisando de nenhum documento legalizado pelo doador, bastando que a família autorize a retirada das córneas, que deve ser realizada em até seis horas após o falecimento do mesmo.
Sintomas de doenças que criam a necessidade do transplante de córnea
Por fim, é importante observar os seguintes sintomas das doenças que ocasionam a necessidade do transplante de córnea:
- Visão distorcida;
- Dor nos olhos;
- Fotofobia;
- Visão embaçada;
- Vermelhidão.
Se você apresenta ou conhece alguém que possui algum desses sintomas, solicite com urgência um acompanhamento médico.