O advogado criminalista José Pedro Said Júnior, influente profissional que está no mercado há mais de 30 anos, comenta que Legal Operations nada mais é que o setor de uma empresa que garante, sem dúvidas, maior eficiência e sucesso para a organização que o adota. No entanto, há muito o que se aprender ainda sobre esse setor, que é extremamente importante para o futuro do Direito. Por essa razão, se você quer aprender mais sobre esse conceito, não deixe de ler este texto até o final.
Antes de mais nada, é importante saber que esse departamento está ganhando cada vez mais visibilidade, uma vez que é ele quem realiza a execução de tarefas operacionais em um negócio, mas não qualquer tarefa e de teor jurídico ou legal, mas sim, segundo explica o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, tarefas que impactam diretamente uma determinada organização, seja para o sucesso, seja para o fracasso.
Desse modo, explicando mais adequadamente, o departamento de Legal Operations de uma empresa é aquele responsável por demandas operacionais que são indispensáveis para o funcionamento correto de um departamento jurídico ou de um próprio escritório de advocacia. No entanto, de acordo com o advogado criminalista José Pedro Said Júnior, estão dispensadas, como mencionado anteriormente, demandas legais ou jurídicas.
Isso significa que, na prática, o setor de Legal Operations cuida de atividades operacionais, de maneira que coexiste com o departamento jurídico. O advogado criminalista José Pedro Said Júnior explica que essas responsabilidades, por sua vez, são baseadas em 12 competências, sendo elas o business intelligence, gestão financeira, gestão de firmas e fornecedores, governança da informação, gestão do conhecimento, otimização e saúde da organização, operações práticas, planejamento estratégico e a tecnologia.
Além disso, o advogado criminalista José Pedro Said Júnior reforça que o profissional de Legal Operations não deve, obrigatoriamente, possuir formação em Direito, ainda que isso seja um diferencial. Desse modo, a única exigência, então, é que o mesmo tenha habilidades multidisciplinares e uma visão sistêmica do negócio, a fim de que o foco do setor seja no crescimento do negócio.
Sendo assim, as vantagens da implementação do Legal Operations que uma determinada organização ou advocacia pode adquirir consiste, basicamente, na alta performance, escalabilidade e redução de custos. Não à toa, são os maiores motivos, segundo José Pedro Said Júnior, para que o departamento seja implementado.