Falando Bem AquiFalando Bem AquiFalando Bem Aqui
Font ResizerAa
  • Home
  • Tecnologia
  • Brasil
  • Notícias
  • Sobre Nós
Reading: O Bloqueio do X no Brasil: Entenda o que Aconteceu
Share
Font ResizerAa
Falando Bem AquiFalando Bem Aqui
  • Home
  • Tecnologia
  • Brasil
  • Notícias
  • Sobre Nós
Search
  • Home
  • Tecnologia
  • Brasil
  • Notícias
  • Sobre Nós
Follow US
Falando Bem Aqui > Blog > Brasil > O Bloqueio do X no Brasil: Entenda o que Aconteceu
Brasil

O Bloqueio do X no Brasil: Entenda o que Aconteceu

Polina Kuznetsov
Polina Kuznetsov setembro 30, 2024 5 Min Read
Share
SHARE

A rede social X, anteriormente conhecida como Twitter, foi bloqueada no Brasil após uma decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), na sexta-feira, 30 de agosto. A medida foi tomada após o bilionário Elon Musk, dono do X desde outubro de 2022, descumprir uma decisão judicial que exigia a indicação de um representante legal no Brasil.

Na quarta-feira, 28 de agosto, Moraes havia intimado Musk a indicar um representante legal no Brasil no prazo de 24 horas. Caso não fosse cumprida, a rede social seria suspensa no país. No entanto, Musk não atendeu à intimação, levando Moraes a determinar que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) tomasse as providências para o bloqueio da rede. No sábado, 31 de agosto, os usuários de internet no Brasil já não conseguiam acessar o X.

Logo após a decisão, Elon Musk reagiu em sua conta no X, afirmando que “a liberdade de expressão é a base da democracia e um pseudo-juiz não eleito no Brasil está destruindo-a para fins políticos.” A reação de Musk foi vista como uma crítica direta ao ministro Moraes e ao sistema judiciário brasileiro.

O Brasil é o sexto maior mercado do X no mundo, com 21,5 milhões de usuários, segundo a plataforma global de dados e estatísticas Statista. A notícia da suspensão do X no Brasil foi amplamente repercutida pela mídia internacional.

A lei brasileira, especificamente o Marco Civil da Internet, estabelece que empresas de redes sociais devem cumprir a legislação brasileira e ter um representante legal no país. O artigo 11 da lei diz que “qualquer operação de coleta, armazenamento, guarda e tratamento de registros, de dados pessoais ou de comunicações por provedores de conexão e de aplicações de internet em que pelo menos um desses atos ocorra em território nacional, deverão ser obrigatoriamente respeitados a legislação brasileira.”

A tensão entre o bilionário e o ministro vem se escalando nos últimos meses. Desde 2022, Musk iniciou uma ofensiva pública a Moraes, acusando-o de censura e ameaçando descumprir ordens judiciais, incluindo o bloqueio de contas de investigados pelo STF. Moraes incluiu então Musk no inquérito das milícias digitais em abril e também abriu um novo inquérito para apurar se o empresário cometeu crimes de obstrução à Justiça, organização criminosa e incitação ao crime.

Entre os países que bloqueiam o acesso ao X atualmente estão China, Irã, Coreia do Norte, Rússia, Turcomenistão e Mianmar. O nível de controle à conexão à rede social varia de acordo com a nação. Em alguns países, como a China, a proibição faz parte de uma estratégia mais ampla de censura à internet, conhecida como ‘Grande Firewall’.

A suspensão do X no Brasil afeta não apenas a plataforma, mas também seus 21,5 milhões de usuários. A medida também pode ter consequências econômicas, pois a empresa de Musk, a Starlink, que fornece internet para usuários em várias regiões do país, também foi afetada pelas multas impostas pelo STF.

Especialistas em liberdade de expressão e direito avaliam que a suspensão do X é uma medida desproporcional e que pode ser vista como censura. No entanto, também destacam que a lei brasileira é clara em relação às obrigações das empresas de redes sociais em relação à representação legal e ao cumprimento de ordens judiciais.

A suspensão do X no Brasil é um desafio para a liberdade de expressão e a democracia no país. A medida pode ter consequências mais amplas para a forma como as redes sociais operam no Brasil e como o governo e o judiciário lidam com a disseminação de informações falsas e a obstrução à Justiça

TAGGED:Romulo Gonçalves dos Santos
Share This Article
Facebook Twitter Email Print
Leave a comment

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

News

Nexdata Tecnologia LTDA apresenta soluções de automação que eliminam falhas humanas e aumentam a produtividade com precisão e controle.
Descubra maneiras de cortar retrabalho com governança e automação inteligente
Notícias
Joel Alves compartilha dicas e práticas para quem deseja evoluir na pesca esportiva com técnica e respeito à natureza.
Como se tornar um pescador experiente e dominar as técnicas do esporte?
Notícias
Ian dos Anjos Cunha mostra como líderes modernos transformam comando em convite, construindo influência sem autoritarismo.
Do comando ao convite: como líderes modernos constroem influência sem autoritarismo
Notícias
Diego Borges analisa como os veículos híbridos e elétricos estão acelerando a transição energética no setor automotivo.
Transição energética no setor automotivo: O papel dos veículos híbridos e elétricos
Notícias

Escolha do editor

Sósia de Sandy Viraliza em Supermercado de Santa Catarina
Brasil
Lavatory Chemicals
Como cuidar do cabelo depois da química
Notícias
Geraldo Aparecido de Vitto Junior
De que forma a sustentabilidade pode transformar os lucros da sua empresa?
Notícias

SOBRE

Bem-vindo ao ‘Falando Bem Aqui’, o seu espaço dedicado a destacar as boas notícias e histórias inspiradoras que muitas vezes passam despercebidas. Nosso blog se empenha em trazer à tona as iniciativas positivas, conquistas notáveis e acontecimentos que fazem a diferença no mundo. Com uma abordagem otimista e focada em celebrar o que há de melhor, oferecemos conteúdo que motiva e inspira. Acompanhe-nos e descubra as histórias que merecem ser contadas, porque aqui, estamos sempre ‘falando bem’ sobre o que realmente importa.

 

Entre em contato através do email:

[email protected]

 

Populares

Como as mudanças tecnológicas debatidas no maior evento de mídia da América Latina vão redefinir a forma de ver televisão aberta no Brasil
Tecnologia
© Falando bem aqui - [email protected] - tel.(11)91754-6532
  • Home
  • Tecnologia
  • Brasil
  • Notícias
  • Sobre Nós
Welcome Back!

Sign in to your account

Lost your password?