Para Julio Cesar Hintemann Filho — empresário e amante das causas ambientais —, preservar o meio ambiente não é um dever apenas de órgãos responsáveis, mas também um dever de cada cidadão, de maneira individual. Isso porque, apesar de grandes feitos serem inalcançáveis por pessoas comuns, atitudes simples e diárias também fazem a diferença quando o assunto é proteger as florestas e vegetações de maneira geral.
Mas, você já se perguntou que ações deve realizar para contribuir com essa causa? Se sua resposta for não, este artigo é para você! Para Julio Cesar Hintemann Filho, esse é o primeiro passo para mudar uma realidade existente no Brasil: a de pessoas desinteressadas e descompromissadas com a preservação ambiental. Sendo assim, confira o texto até o final e aprenda as melhores e mais importantes atitudes.
- Consuma produtos sustentavelmente responsáveis
Em primeiro lugar, Julio Cesar Hintemann Filho sugere que sejam consumidos produtos sustentavelmente responsáveis. Isso quer dizer que é primordial que, para contribuir com a preservação das florestas, produtos cuja matéria-prima sejam de reflorestamento é o ideal dentre tantos disponíveis nas prateleiras dos supermercados, lojas de departamentos, roupas ou outras.
- Filie-se, apoie ou divulgue os militantes da causa
Para o empresário amante de temáticas envoltas ao meio ambiente, filiar-se, apoiar — financeiramente ou moralmente — e/ou divulgar grupos militantes pela causa florestal, também é indispensável se o seu desejo é contribuir para que as florestas sejam mais preservadas. Afinal, são eles quem atuam na linha de frente da luta, denunciando o desmatamento e atos ilegais contra as florestas, além de levar informações à sociedade.
- Não provoque queimadas
Você sabia que quando o tempo está muito quente, é natural que vegetações peguem fogo? Pois é, Julio Cesar Hintemann Filho comenta que esse é um fenômeno da natureza promovido por razões distintas, como por exemplo: as descargas elétricas, a combustão espontânea, o atrito entre rochas e, acredite se quiser, até mesmo o atrito do pelo de alguns animais com a mata seca.
O que não significa, porém, que as queimadas também podem ou devem ser promovidas pela ação humana. Ao contrário, se você deseja preservar as florestas, não comece nenhum incêndio perto de matas saudáveis ou não. Isso desequilibra a natureza e, certamente, faz mal para a fauna, flora e saúde dos seres humanos.
Para Julio Cesar Hintemann Filho, plantar árvores e deixar de jogar lixos em locais inadequados, como por exemplo bitucas de cigarro ou substâncias inflamáveis, também é importante se o seu desejo é preservar a natureza e, mais especialmente, a vida das florestas.