Você sabia que é possível alcançar o sucesso do marketing jurídico por meio das redes sociais? O Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, advogado e idealizador do Método Carvalho, acredita que esses canais de comunicação são fundamentais para fortalecer a relação escritório-cliente, por mais que ainda não sejam comumente utilizadas por esses profissionais.
A rede social é uma excelente aliada para estabelecer um bom relacionamento com o público e parceiros, obter relevância na internet para atrair tráfego ao seu site jurídico. Contudo, para obter o engajamento sólido esperado, é preciso saber usá-las ao seu favor. Quer saber como, então, continue acompanhando esse artigo!
A análise do perfil de uma rede social
Antes de tudo, é importante esclarecer que cada rede social conta com um perfil, características e público-alvo distinto. Sendo assim, o professor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros considera fundamental que o advogado estude as diferentes plataformas antes de investir no uso destas. Isso porque, ao conhecer a interação, público e perfil de conteúdo, é possível alinhar esses aspectos às suas necessidades e expectativas de alcance dentro da rede.
O uso da rede respeitando os limites éticos
Assim como o conhecimento do perfil de uma rede social é indispensável, saber como utilizá-la ao seu favor segue a mesma linha. Como a promoção de serviços jurídicos é vedada pelo Código de Ética da OAB, é preciso ter compreensão para usar as redes sociais para tornar o escritório atraente sem que haja conteúdo promocional.
Para o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, utilizar as redes respeitando os limites das regras da OAB é possível por meio do compartilhamento de conteúdos informativos, ou seja, explicações sobre questões básicas do Direito; abordagem sobre novas Leis e atualizações; esclarecimento de dúvidas simples e compartilhamento de rotina.
A frequência de movimentação
Utilizar as redes sociais também demanda frequência de movimentação e compartilhamento de conteúdo. Por isso, é essencial escolher as redes em que a administração e compartilhamento se manterem ativas. No parecer do empreendedor jurídico, Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, utilizar poucas redes e obter sucesso por meio do compartilhamento e análise de resultados é melhor do que ter distintos canais com inatividade.
Fortalecimento de imagem e relevância
Advogar é sinônimo de reputação e, com isso, as redes sociais trabalham fortemente. Por meio das ferramentas digitais, é possível melhorar a imagem de seu escritório e alcançar um público maior de parceiros e clientes. Sendo assim, não deixe de assegurar que as publicações são criteriosas e assertivas para a fortificação de sua reputação e aumento de relevância na área. Nesse aspecto, o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros compreende que contratar um profissional apto a trabalhar com mídias sociais voltadas para o Direito pode ser a resposta.