Existem diversas ferramentas que auxiliam no processo de alavancar os negócios, uma delas está voltada para a avaliação de mercado e identificação da vantagem competitiva. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, empreendedor jurídico, esclarece que a análise competitiva é uma pesquisa de mercado voltada para a elaboração de ações e estratégias.
Segundo o Dr. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, se trata de uma metodologia utilizada pelas organizações para conhecer seus concorrentes, com intuito de aprimorar seus processos de atendimento aos desejos e expectativas dos consumidores. Dessa maneira, cria-se um mercado competitivo cada vez mais nivelado.
A análise competitiva é, portanto, uma ferramenta de benchmarking que visa a identificação de estratégias utilizadas pelos concorrentes no mercado como uma maneira de usar esses dados a favor da própria empresa para prevenção de riscos e identificação de novas demandas. Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros explica que, através dela, os concorrentes tornam-se parâmetro de como se posicionar no mercado.
Por meio da análise competitiva, os gestores da empresa podem tomar decisões mais certeiras e eficazes, pois entendem melhor as variáveis internas e externas. De acordo com Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros, os principais benefícios dessa ferramenta estão na possibilidade de poder se situar melhor no mercado; antecipar-se diante de mudanças e tendências; identificar oportunidades; gerar diferenciais no mercado; conquistar e reter clientes; descobrir novos concorrentes; melhorar o desempenho financeiro e o lucro dos negócios.
Portanto, a realização da análise competitiva é fundamental para empresas de qualquer nicho do mercado e porte. Isso significa que ela serve tanto para novas empresas que desejam se destacar e crescer como para as mais antigas que desejam se consolidar no mercado.
O professor Maciel de Carvalho Rodrigues Medeiros finaliza comentando que os gestores das empresas devem estar atentos aos seus concorrentes, pois estes são capazes de impactar diretamente nos resultados, crescimento e estabilidade dos negócios.